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sábado, 15 de outubro de 2011

Como tirar fotografias em movimento


Acentuar a velocidade
Para criar uma sensação de velocidade numa fotografia de um carro, por exemplo, ou de um esquiador, tente uma fotografia panorâmica. Fixe a velocidade do obturador a menos de 1/125 de segundo e foque sobre um ponto onde a acção será mais espectacular — por exemplo, numa curva rápida. Então, siga o objecto com a máquina, mantendo-o no centro do visor. Isto será mais fácil se utilizar tripé. Prima o botão quando o carro ou o esquiador atingirem o ponto escolhido, sem interromper o movimento de máquina, e seguindo o objecto durante mais um momento,
Como existe um elemento de sorte nestas fotografias de acção, talvez tenha de tirar várias fotografias e tentar diferentes velocidades de obturador com a finalidade de obter uma fotografia ideal do objecto perfeitamente definido contra um plano de fundo de linhas e riscos que dão a impressão de velocidade.
Ação imobilizada com flash
Dentro de casa, o flash electrónico, que geralmente dá um relâmpago que dura 1/500 de segundo, imobilizará o movimento, porque a duração do relâmpago é curta, contudo, um flash electrónico médio apenas iluminará o objecto se este estiver até cerca de 4,5 m de distância. Por vezes, é possível controlar a acção. Por exemplo, numa festa de aniversário regule a sua máquina para o flash, depois diga «1, 2, 3, assopra» e carregue no botão quando a chama das velas começar a tremer.
Para parar a ação imediatamente em frente do fotógrafo, o objecto é focado enquanto se aproxima e mantido constantemente no centro da objectiva, e a máquina é deslocada num movimento de arco. O fotógrafo dispara quando o objeto está bem em frente, sem reduzir ou interromper o movimento panorâmico.
Fotografia de ação
Suponha, por exemplo, que pretende fotografar um homem a caminhar apressado e que atravessa o seu campo de visão paralelo à máquina ou em diagonal em relação à imagem. Se ele estiver a meia distância, de modo que a sua altura ocupe cerca de metade da altura do visor, uma velocidade de obturador de 1/125 de segundo imobilizará o movimento. Mas se ele estiver a caminhar em direção à máquina ou a afastar-se dela, é necessária uma velocidade de apenas 1/60 de segundo. Se alguém atravessar afotografia a correr ou de bicicleta ou perto da máquina quando carregar no botão, será necessária uma velocidade igual ou superior a 1/250 de segundo para imobilizar a ação; para fotografar um carro ou barco em movimento — talvez 1/500 ou 1/1000 de segundo.
Evitar uma fotografia tremida
Para evitar que as fotografias saiam tremidas, utilize uma velocidade de obturador alta .
Se a sua máquina fotográfica possuir várias regulações, primeiro escolha e fixe a abertura.
Quanto mais perto estiver o objecto da máquina, maior deve ser a velocidade do obturador; de modo semelhante, quanto maior for a velocidade do movimento, tanto maior deverá ser a velocidade do obturador.
Nota:
Se for necessário, aproxime-se da acção ou, se possuir uma máquina com objectivas intermutáveis, utilize uma teleobjectiva ou uma objectiva de focal variável, o chamado zoom, para aproximar mais a acção do ponto onde se encontra.

domingo, 25 de setembro de 2011

Retoque digitais veja o antes e o depois



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quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Faça estampa para camiseta usando o photoshop

Postado por Redação Photoshop em 05/08/2009 às 15h 31min
Crie um logo e use o Displacement Maps para visualizar o desenho antes mesmo de estampá-la



O que você vai aprender
MAPAS DE DESLOCAMENTO
FERRAMENTA WARP
BURN/DODGE
CAMADAS COLOR SHAPE

“O que funciona na tela ou no papel nem sempre fica bem em uma camiseta”


Com o aumento da popularidade das camisetas com estampas bacanas, criamos este tutorial para ensinar você a gerar um logotipo simples, visualizá-lo e torná-lo realidade.
O mundo dos desenhos para camisetas tem suas armadilhas. Os métodos tradicionais, como a serigrafia, têm limitações, exigindo que você use a cuca para extrair o máximo de impacto e detalhamento de sua obra. Mesmo que você opte pelo processo de transfer, ainda terá de enfrentar problemas com composição e tamanho.
Em suma, o que fica legal em sua tela ou no papel, nem sempre vai ficar bem em uma camiseta. Mesmo que você acerte na composição, ainda precisará pensar no tamanho e no local de aplicação, coisa que não dá para decidir na hora de imprimir ou você vai acabar pagando caro por pijamas de mau gosto.
Os mapas de deslocamento podem ser usados para aplicar uma textura a uma superfície irregular com resultados bastante realistas. Usamos, aqui, a ferramenta Displacement Maps do Photoshop nos locais em que queremos aplicar nosso desenho à camiseta.
Usando uma imagem original aceitável (se você não tiver uma, baixe model.jpg do nosso site) e algum conhecimento de mapas de deslocamento, você pode experimentar o melhor lugar para aplicar seu desenho sem desperdiçar camisetas, papel transfer ou tinta de impressora. Mostraremos como criar um desenho chamativo, mais algumas noções básicas de composição.



DESENHO E COMPOSIÇÃO
Mantenha a composição simples até adquirir alguma experiência



01 Forma
Procure uma foto de estátua em www.sxc.hu. Use a ferramenta Pen ajustada para Shape Layers, dê um zoom de 300% e contorne a estátua. Desligue o Fill na paleta Layers antes de traçar.


02 Cachorro-quente!
Agora,desenhe um cachorro-quente tiramos o nosso do cardápio de um fast-food. Coloque todas as novas formas em um documento em formato A4 e use o Transform para deixá-los nos ângulos e tamanhos certos.


03 Segura na mão
Ajuste o Fill na camada da estátua para 50% e duplique duas vezes. Delete tudo, exceto os dedos em uma camada e o polegar, na outra. Gire a camada do polegar e arrume os pontos para obter o efeito desejado.







04 Formas
Puxe as linhas-guia das réguas. Desenhe um retângulo amarelo com os cantos arredondados e por cima, um retângulo marrom.







05 A máscara
Duplique a camada com a forma da estátua e preencha uma com vermelho e a outra com azul. Com a ferramenta Marquee, desenhe um retângulo sobre a estátua e adicione uma máscara. Clique duas vezes no ícone da cor das camadas da mão e preencha-as com o mesmo azul do corpo.


 06 Transformação textual
Escolha uma fonte apropriada e digite o texto. Você pode usar [Cmd]+[T] (PC: [Ctrl]+[T]) para transformar o texto enquanto ele ainda for uma camada de texto. Pode ser necessário redimensionar a caixa marrom.











07 Detalhes
Rasterize as camadas de texto e vá a Layer > Layer Style > Drop Shadow. Aplique uma sombra nítida ao texto, como mostrado aqui. Use o marrom como cor da sombra. Adicionamos um pouco mais de texto, além de estrelas e listas, para equilibrar a imagem.




 08 Decapagem
Efeitos de envelhecimento deixam um desenho instantaneamente mais bacana. Os filtros da Mr. Retro Machine Wash oferecem uma boa gama, mas o melhor é criar uma máscara com suas próprias texturas (abra distress.psd e observe as camadas). Para obter uma textura natural, crie uma camada de cópia abaixo, mais escura que a camada que é envelhecida.
 09 Depois da impressão
Baixe Model.jpg do site e importe o desenho terminado para a imagem. Com a camada do desenho selecionada, dê [Cmd]+[T] (PC: [Ctrl]+[T]), redimensione e gire de acordo com o ângulo da camiseta. Depois disso, você está pronto para criar um mapa de deslocamento.

10 Navegue nos canais
Esconda a camada do desenho e selecione a do modelo. Na paleta Channels, escolha o canal (por exemplo, azul) com o maior contraste tonal (de branco para preto). Segure [Cmd] (PC: [Ctrl]) e clique no canal azul. Pressione Duplicate Channel, selecione New no menu Destination e salve como Displacement Map.

11 Queima total
Selecione Burn na paleta Tools e ajuste-a para Burn Shadows com Exposure a cerca de 30%. Usando um pincel grande de ponta suave, pinte sobre as sombras da camiseta no lugar em que deseja aplicar o desenho. Assim aproveita-se o máximo do Displacement Map.

12 Clareamento
A seguir, selecione Dodge na paleta Tools e ajuste-o para Highlights com Exposure de 30%. Com um grande pincel suave, pinte sobre as áreas mais claras das dobras da
camiseta. Isso aumentará o contraste em áreas específicas, o que é essencial, já que o mapa de deslocamento funciona com variações tonais. Pode ser necessário reaplicar o Burn a algumas das sombras.

13 Desfoque as linhas
Vá ao menu Filter > Blur > Gaussian Blur para aplicar um desfoque leve (por volta de 0,5-2 pixels) para suavizar a textura. Assim evitam-se cantos irregulares. Depois, salve como arquivo .psd. Se o contraste tonal do mapa for demasiado rústico, a imagem será distorcida em excesso.



14 Todos juntos agora
Clique novamente no canal RGB para selecionar todos os canais e selecione a paleta Layers. Depois, selecione e revele a camada do seu desenho. Já estamos prontos para rodar o filtro Displacement.





15 Causa e efeito
Tendo selecionado a camada do desenho, vá a Filter > Distort > Displace. Use as configuraçõespadrão para Scale, Stretch to Fit e Repeat Edge Pixels. O programa vai pedir que você selecione o arquivo do seu Displacement Map. Pusemos a camada do desenho original sobre o deslocado com transparência para você poder perceber como o mapa afetou a imagem.
16 Adicione sombras
Para dar mais realismo, podemos selecionar a ferramenta Burn com um pincel pequeno e suave e, com ele ajustado para Highlights e exposição em torno de 11%, simplesmente passá-lo sobre a camada do desenho nos lugares em que puder ver as sombras da camiseta por baixo.




17 Dobras espaciais
Outro bom modo de aplicar um desenho em seu modelo, especificamente se ele estiver meio de lado, é usar a ferramenta Warp. Vá a Edit > Transform > Warp e, prestando atenção na perspectiva, comece a puxar os pontos da grade. Porém, essa técnica não permite que o desenho siga as dobras da camiseta.

18 Linhas de grade
Puxe os pontos nos quais as linhas da grade se cruzam para criar perspectiva. Nos locais em que o modelo se afasta mais da câmera, as linhas da grade devem estar mais juntas. Puxe as alças em cada canto para seguir os contornos do corpo. Os dados dos pixels serão suavizados quando esticados, por isso vá a Filter > Sharpen > Smart Sharpen e aplique-o a 50-100% com raio de 0,9 pixels.





Postado por Redação Photoshop em 05/08/2009 às 15h 31min
Crie um logo e use o Displacement Maps para visualizar o desenho antes mesmo de estampá-la

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Como criar logotipo com Photoshop - Publicado por Rodrigo em 07/09/09

Criar logotipos usando Photoshop não é tarefa complicada. Na verdade, criar logotipos com Photoshop é bem simples e, por isso, temos que tomar cuidado com detalhes para não exagerarmos na criação do mesmo. Neste artigo, você conhecerá alguns conceitos que podem fazer a diferença na hora de criar o logotipo da sua empresa, logotipo do seu site ou blog.
Contraste no logotipo
Para conseguir um efeito visual que chame a atenção, você precisa criar contraste entre as letras ou palavras da sua marca e de sua respectiva mensagem.
O Photoshop oferece ferramentas de modificação de caracteres e parágrafos que auxiliam muito na aplicação de contraste entre letras e palavras, para criar logotipo. Essas ferramentas estão localizadas nas paletas Character e Paragraph.
Passando rapidamente, na paleta Character, podemos alterar a fonte do texto, seu tamanho em pontos, sua largura, altura, distância entre letras, subscrever e sobrescrever o texto.
Usando apenas o que foi mencionado acima, podemos criar logotipos como os que você pode ver abaixo:
Note o contraste entre as palavras e url.
Imagens personalizadas no logotipo
Juntamente com o logotipo, podemos utilizar imagens personalizadas e, dessa forma, podemos fazer com que nossa marca seja conhecida através de um simples desenho, ou através do logotipo completo. No Photoshop, chamamos estas formas personalizadas de shapes.
Portanto, podemos utilizar shapes do Photoshop para criar o logotipo ou, também, podemos criar shapes para usá-los posteriormente. Encontramos a ferramenta Shape Tool na Toolbox do Photoshop ou através das teclas U/ SHIFT + U.
Cores no logotipo
Por último, podemos utilizar cores e gradientes no logotipo. Aí não tem muito segredo. Vá em Layer > Layer Style e selecione Color Overlay( Sobreposição de cor) e/ou Gradient Overlay( Sobreposição de Gradiente).
Veja nos exemplos abaixo:
Finalizando, quero que todos fiquem cientes que os exemplos são meramente ilustrativos e, logotipos acompanhados da mensagem da empresa também são muito interessantes.
A idéia deve ser essa: logotipo simples, que leve a mensagem da forma mais clara e objetiva.


21 Agosto 2006 - por Magno Urbano
Eis algumas regras que utilizo no meu quotidiano e que podem ajudar:
1.   Todo design deve ser simples;
2.   Resuma todo o texto ao máximo;
3.   Utilize um padrão de escrita compatível com o público que quer atingir. Se sofisticar o tipo de escrita, limitará o entendimento da comunicação a um público mais erudito. Como regra geral, escreva de maneira a atingir, sempre, o maior número de pessoas.
4.   Ao criar um esquema de cores utilize, no máximo uma ou duas cores;
5.   Existem esquemas de cor incompatíveis (como mostramos aqui);
6.   Letras brancas em fundos negros são mais difíceis de ler do que ao contrário;
7.   Nunca resuma o seu trabalho a abrir uma imagem e aplicar um filtro no Photoshop;
8.   Numa página, caixa ou pôster nunca coloque mais do que seis ou sete elementos, pois este é o máximo que uma pessoa consegue absorver num instante;
9.   Os pontos mais vistos de uma página são o canto superior esquerdo e o canto inferior direito, sendo estes os melhores pontos para colocar elementos importantes, como, por exemplo, um logotipo;
10. Um logotipo deve ser simples e conciso;
11. Um logotipo deve permitir a sua redução até tamanhos pequenos sem perder a leitura. Experimente fazer fotocópia do seu logotipo com redução e veja se o logotipo continua legível;
12. Um logotipo nunca deve ser óbvio. Se estiver a fazer o logotipo de uma peixaria chamada Peixe Rosa Ltda., nunca crie um logotipo que seja um peixe pintado de rosa. Nunca seja óbvio. Seja criativo;
13. Nunca utilize as cores da bandeira de um país no logotipo de uma empresa;
14. Nunca use slogans que possam ser ridicularizados ou interpretados como absurdos, pedantes, arrogantes, etc.
15. Qualquer frase escrita numa caixa, pôster ou anúncio deve ser lida em, no máximo, dois ou três segundos;
16. Nunca use abreviações de palavras num elemento de comunicação, para não dificultar a leitura;
17. Nunca deixe o trabalho de comunicação a cargo de alguém que não sabe escrever. Apesar de parecer estranha essa regra, existe muita coisa a ser feita por pessoas que mal sabem a correta grafia das palavras…
18. Jamais entregue, ao Manézinho (conhecido de um amigo do seu primo de segundo-grau que tem “dons” artísticos), um amador, a tarefa de criar o material de marketing da sua empresa, apenas para não ter de pagar um profissional. Se quer mesmo economizar, não crie nada até ter dinheiro ou disposição para contratar alguém com real capacidade. Colocar a sua empresa aos cuidados do Manézinho pode ser suicídio empresarial…

sexta-feira, 2 de setembro de 2011