Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Faça estampa para camiseta usando o photoshop

Postado por Redação Photoshop em 05/08/2009 às 15h 31min
Crie um logo e use o Displacement Maps para visualizar o desenho antes mesmo de estampá-la



O que você vai aprender
MAPAS DE DESLOCAMENTO
FERRAMENTA WARP
BURN/DODGE
CAMADAS COLOR SHAPE

“O que funciona na tela ou no papel nem sempre fica bem em uma camiseta”


Com o aumento da popularidade das camisetas com estampas bacanas, criamos este tutorial para ensinar você a gerar um logotipo simples, visualizá-lo e torná-lo realidade.
O mundo dos desenhos para camisetas tem suas armadilhas. Os métodos tradicionais, como a serigrafia, têm limitações, exigindo que você use a cuca para extrair o máximo de impacto e detalhamento de sua obra. Mesmo que você opte pelo processo de transfer, ainda terá de enfrentar problemas com composição e tamanho.
Em suma, o que fica legal em sua tela ou no papel, nem sempre vai ficar bem em uma camiseta. Mesmo que você acerte na composição, ainda precisará pensar no tamanho e no local de aplicação, coisa que não dá para decidir na hora de imprimir ou você vai acabar pagando caro por pijamas de mau gosto.
Os mapas de deslocamento podem ser usados para aplicar uma textura a uma superfície irregular com resultados bastante realistas. Usamos, aqui, a ferramenta Displacement Maps do Photoshop nos locais em que queremos aplicar nosso desenho à camiseta.
Usando uma imagem original aceitável (se você não tiver uma, baixe model.jpg do nosso site) e algum conhecimento de mapas de deslocamento, você pode experimentar o melhor lugar para aplicar seu desenho sem desperdiçar camisetas, papel transfer ou tinta de impressora. Mostraremos como criar um desenho chamativo, mais algumas noções básicas de composição.



DESENHO E COMPOSIÇÃO
Mantenha a composição simples até adquirir alguma experiência



01 Forma
Procure uma foto de estátua em www.sxc.hu. Use a ferramenta Pen ajustada para Shape Layers, dê um zoom de 300% e contorne a estátua. Desligue o Fill na paleta Layers antes de traçar.


02 Cachorro-quente!
Agora,desenhe um cachorro-quente tiramos o nosso do cardápio de um fast-food. Coloque todas as novas formas em um documento em formato A4 e use o Transform para deixá-los nos ângulos e tamanhos certos.


03 Segura na mão
Ajuste o Fill na camada da estátua para 50% e duplique duas vezes. Delete tudo, exceto os dedos em uma camada e o polegar, na outra. Gire a camada do polegar e arrume os pontos para obter o efeito desejado.







04 Formas
Puxe as linhas-guia das réguas. Desenhe um retângulo amarelo com os cantos arredondados e por cima, um retângulo marrom.







05 A máscara
Duplique a camada com a forma da estátua e preencha uma com vermelho e a outra com azul. Com a ferramenta Marquee, desenhe um retângulo sobre a estátua e adicione uma máscara. Clique duas vezes no ícone da cor das camadas da mão e preencha-as com o mesmo azul do corpo.


 06 Transformação textual
Escolha uma fonte apropriada e digite o texto. Você pode usar [Cmd]+[T] (PC: [Ctrl]+[T]) para transformar o texto enquanto ele ainda for uma camada de texto. Pode ser necessário redimensionar a caixa marrom.











07 Detalhes
Rasterize as camadas de texto e vá a Layer > Layer Style > Drop Shadow. Aplique uma sombra nítida ao texto, como mostrado aqui. Use o marrom como cor da sombra. Adicionamos um pouco mais de texto, além de estrelas e listas, para equilibrar a imagem.




 08 Decapagem
Efeitos de envelhecimento deixam um desenho instantaneamente mais bacana. Os filtros da Mr. Retro Machine Wash oferecem uma boa gama, mas o melhor é criar uma máscara com suas próprias texturas (abra distress.psd e observe as camadas). Para obter uma textura natural, crie uma camada de cópia abaixo, mais escura que a camada que é envelhecida.
 09 Depois da impressão
Baixe Model.jpg do site e importe o desenho terminado para a imagem. Com a camada do desenho selecionada, dê [Cmd]+[T] (PC: [Ctrl]+[T]), redimensione e gire de acordo com o ângulo da camiseta. Depois disso, você está pronto para criar um mapa de deslocamento.

10 Navegue nos canais
Esconda a camada do desenho e selecione a do modelo. Na paleta Channels, escolha o canal (por exemplo, azul) com o maior contraste tonal (de branco para preto). Segure [Cmd] (PC: [Ctrl]) e clique no canal azul. Pressione Duplicate Channel, selecione New no menu Destination e salve como Displacement Map.

11 Queima total
Selecione Burn na paleta Tools e ajuste-a para Burn Shadows com Exposure a cerca de 30%. Usando um pincel grande de ponta suave, pinte sobre as sombras da camiseta no lugar em que deseja aplicar o desenho. Assim aproveita-se o máximo do Displacement Map.

12 Clareamento
A seguir, selecione Dodge na paleta Tools e ajuste-o para Highlights com Exposure de 30%. Com um grande pincel suave, pinte sobre as áreas mais claras das dobras da
camiseta. Isso aumentará o contraste em áreas específicas, o que é essencial, já que o mapa de deslocamento funciona com variações tonais. Pode ser necessário reaplicar o Burn a algumas das sombras.

13 Desfoque as linhas
Vá ao menu Filter > Blur > Gaussian Blur para aplicar um desfoque leve (por volta de 0,5-2 pixels) para suavizar a textura. Assim evitam-se cantos irregulares. Depois, salve como arquivo .psd. Se o contraste tonal do mapa for demasiado rústico, a imagem será distorcida em excesso.



14 Todos juntos agora
Clique novamente no canal RGB para selecionar todos os canais e selecione a paleta Layers. Depois, selecione e revele a camada do seu desenho. Já estamos prontos para rodar o filtro Displacement.





15 Causa e efeito
Tendo selecionado a camada do desenho, vá a Filter > Distort > Displace. Use as configuraçõespadrão para Scale, Stretch to Fit e Repeat Edge Pixels. O programa vai pedir que você selecione o arquivo do seu Displacement Map. Pusemos a camada do desenho original sobre o deslocado com transparência para você poder perceber como o mapa afetou a imagem.
16 Adicione sombras
Para dar mais realismo, podemos selecionar a ferramenta Burn com um pincel pequeno e suave e, com ele ajustado para Highlights e exposição em torno de 11%, simplesmente passá-lo sobre a camada do desenho nos lugares em que puder ver as sombras da camiseta por baixo.




17 Dobras espaciais
Outro bom modo de aplicar um desenho em seu modelo, especificamente se ele estiver meio de lado, é usar a ferramenta Warp. Vá a Edit > Transform > Warp e, prestando atenção na perspectiva, comece a puxar os pontos da grade. Porém, essa técnica não permite que o desenho siga as dobras da camiseta.

18 Linhas de grade
Puxe os pontos nos quais as linhas da grade se cruzam para criar perspectiva. Nos locais em que o modelo se afasta mais da câmera, as linhas da grade devem estar mais juntas. Puxe as alças em cada canto para seguir os contornos do corpo. Os dados dos pixels serão suavizados quando esticados, por isso vá a Filter > Sharpen > Smart Sharpen e aplique-o a 50-100% com raio de 0,9 pixels.





Postado por Redação Photoshop em 05/08/2009 às 15h 31min
Crie um logo e use o Displacement Maps para visualizar o desenho antes mesmo de estampá-la

Nenhum comentário:

Postar um comentário