Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tutorial "como colocar fotos na moldura"


Esse tutorial para iniciantes de Photoshop pretende demonstrar quais os procedimentos básicos para fazer uma montagem fotográfica utilizando uma moldura pré-definida e uma fotografia/imagem qualquer.
Primeiro, é preciso esclarecer que a moldura, preferencialmente, pra poder funcionar a contento deve ter uma área "vazia" (chamada de transparente). Essa área pode ser quadrada, retangular, losangular, circunférica, etc. É a área/local onde será posta a fotografia desejada.
Se diz transparente porque a área destinada, por exemplo, à fotografia, é interpretada pelo Photoshop (ou qualquer outro editor gráfico) como sem pixels, isto é, uma área vazia. Assim, ao ser combinada com outra camada (layer ou máscara) no mesmo arquivo, se a camada/layer estiver embaixo da que tem a área vazia ela permanecerá visível.
O posicionamento das camadas no Photoshop estabelece quem será visto primeiro pelo olho humano. É como se colocássemos uma roupa por cima de outra; ou ainda como se estivéssemos colocando uma foto numa moldura comum mesmo. A foto não tem que estar por baixo da moldura?
Convém esclarecer que pixel ou pixel é uma palavra formada pela aglutinação dos termos de língua inglesa Picture (pintura, imagem, etc.) e Element (elemento). "[...] ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels forma a imagem inteira." (Wikipédia, 2009).
Abaixo estão representados pedaços da mesma imagem. A primeira é a imagem no tamanho normal. A segunda é a mesma imagem aumentada pelo visualizador de imagens. Essa ferramenta que aumenta a imagem se chama zoom.
O Photoshop pode trabalhar com infinitas camadas. Assim, várias imagens podem ser abertas no mesmo arquivo do Photoshop e se combinar em uma única imagem. Essa composição com várias imagens se constitui em uma montagem (uma imagem montada).
Agora, os procedimentos básicos para COMBINAR/COLOCAR A FOTO NO LOCAL APROPRIADO NA MOLDURA (OU MÁSCARA DIGITAL). Obs.: uma máscara digital não é simplesmente uma moldura, ela abrange muito mais coisas. Moldura se refere especificamente ao tipo de arquivo que funciona como uma moldura. O scrapbooking possui um vocabulário e características cada vez mais específicos e não se resume a frames/molduras e possui amanhos padronizados para os layouts.
Feitas estas considerações, vamos ao tutorial:
1 - O primeiro passo é abrir os arquivos. Vá na aba de arquivo no Photoshop e abra as imagens desejadas para a montagem, no caso, a moldura e as) foto(s) desejada.
2 - Depois disto, clique na imagem desejada para colocar na moldura e arraste-a para o arquivo da moldura.
3 - Depois, se a imagem estiver no formato jpg (ou jpeg) é preciso desbloquear a camada. Para isso, clique duas vezes seguidas no ícone do cadeado que fica na aba de layer/camadas, na parte esquerda da tela. Se ela não estiver visível escolha Windows no menu principal do Photoshop e procure a aba layers ou camadas (se estiver em português). Clique em Ok.
4 - Após isto, ajuste os tamanhos das imagens. Se a moldura ou a imagem estiverem em tamanhos, digamos, muito diferentes para se preencher a área transparente da moldura, utilize Ctrl+T em uma das imagens e "puxe" a setinha até acertar o tamanho. Para aumentar proporcionalmente a imagem "movimente" a setinha ao mesmo tempo em que deixa ativada a tecla "shift" (geralmente se usa a do lado esquerdo do teclado)
5 - Para movimentar as imagens é preciso usar a setinha chamada "move tool". O atalho pra esta ferramenta é T. Olhe para o menu de camadas e note que a sequência de baixo para cima representa ordem das camadas. A camada da foto tem que estar por baixo da camada da moldura.
6 - Por último salve no formato PSD do Photoshop, se deseja alterar depois as camadas, adicionar textos, adicionar mais camadas, etc. Ou salve no formato jpeg (ou outro, mas jpeg é o mais comum e é bem leve), por exemplo, se deseja disponibilizar na internet a montagem da moldura com a foto.
Veja esse video 

Nenhum comentário:

Postar um comentário