Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de março de 2012

Resolução

O QUE É RESOLUÇÃO?

Ao trabalharmos com fotografias (imagens) é muito importante sabermos o que significa resolução da imagem. Se você não souber e entender isso definitivamente com certeza terá grandes prejuízos na frente.

Quando uma fotografia é digitalizada por um método inadequado ou por algum equipamento de péssima qualidade, as cores saem péssimas, aparecem serrilhas ou borrados e os arquivos podem ficar extremamente grandes.
Para evitar estes problemas use scanners profissionais com alta resolução.
Existem scanners planos ou de filmes. Os scanners planos são mais usados para o escaneamento de cópias de papel ou seja o tradicional que todos usam. Já os de filme são apropriados para negativos e positivos coloridos e preto e branco de 35 mm.

"O correto seria usarmos os de filme. Pois podemos captar uma gama de cores e detalhes superior aos convencionais."

Caso você tenha uma câmera digital de boa qualidade tudo fica mais fácil. Apenas não se esqueça de configurar para tirar as fotos na resolução máxima.
Resolução de imagem

Mas o que é resolução? 

Resolução é a quantidade de pixels por unidade de comprimento impresso em uma imagem, que normalmente é medido em pixels por polegada, ou como é mais conhecido: DPI “Dots Per Inch”.

Bom, toda imagem é formada por pontos minúsculos, chamados de pixels. Ou seja quanto mais pontos tiverem a imagem, maior será a qualidade dela. Menor resolução de captura digital é de 72 DPI.
Consideramos boa resolução quando ela possui 300 DPI´s, ou seja 300 pontos por polegada.
Quando você imprime uma imagem de baixa resolução 72 DPI´s, ela fica cheia de pixels (quadradinhos) ou serrilhada e sem nitidez.
Para quem é fotógrafo, jornalista ou trabalha como (Designer) freelancer restaurando fotos, tem que trabalhar com no mínimo 300DPI´s

OBS: Não adianta você ter um arquivo de 300DPI´s com 5 cm e querer imprimir ele no tamanho de 20x25 cm. Se fizer isso pode acontecer de perde a qualidade.
Se você tem um arquivo de 15 centímetros com 300 DPI´s o ideal é imprimir do mesmo tamanho ou menor, pois assim não perderá a qualidade.
Aumentar a resolução da imagem e diminuir o tamanho do arquivo funciona normalmente, mas aumentar a resolução e manter o tamanho do arquivo estoura a imagem totalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário