sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Limpando as lentes de uma câmera digital

As lentes de sua câmera são a janela para o mundo. E essa janela fica exposta a praticamente tudo – vento, poeira, umidade e marcas de dedos.

Sem lentes limpas, a qualidade da imagem pode sofrer. Pequenas partículas podem criar pontos nas suas fotos e manchas podem deformar a luz e cores. O uso de processos corretos é a chave para limpar as suas lentes de maneira eficiente sem causar arranhões que afetem a qualidade das mesmas.
câmera digital
© istockphoto.com /Majkel


Primeiramente é preciso remover o excesso de poeira e sujeira das lentes. Faça isso devagar e com muito cuidado para evitar arranhões. Usando uma escova própria para limpeza de lentes, incline as lentes para baixo e faça movimentos circulares para remover a sujeira, deixando-a cair no chão. 

A linha onde a borda das lentes encontra a tampa das mesmas tende a reter mais poeira. Escove bem essa área para se certificar de que a maior parte da sujeira tenha saído dali. 

Verifique o seu trabalho. Se você inclinar as lentes da câmera em direção à luz em um determinado ângulo, será capaz de ver se conseguiu remover a maioria das partículas ou não. Normalmente você verá alguns “retardatários” que precisarão de mais atenção. Nunca esfregue as lentes se você ver partículas na sua superfície.

Depois de ter espanado a poeira para fora das lentes, foque o seu trabalho em remover manchas e resíduos oleosos. Para esta tarefa você precisará de tecidos próprios para limpeza de lentes que podem ser comprados nas lojas que vendem câmeras fotográficas.

Antes de limpar as lentes, entenda essa regra básica – as lentes precisam estar sempre úmidas antes de você esfregá-las para não causar arranhões. A forma mais fácil de umedecer as lentes é simplesmente abrir a sua boca e respirar em direção às lentes. Além de fácil, isso é tão eficiente como os fluídos próprios para limpeza.

Uma vez que a lente esteja embaçada, esfregue gentilmente a lente com o tecido próprio fazendo um movimento circular. Repita o procedimento para manchas difíceis.

Você pode usar o mesmo processo para limpar qualquer fitro que use em sua câmera. E não se esqueça de limpar a tampa da lente.

Algumas pessoas defendem o uso constante de filtros de limpeza para proteger as superfícies das lentes, especialmente quando se usa lentes SLR caras. Isso certamente protegerá as lentes contra arranhões e sujeira, mas os filtros (especialmente os mais baratos) afetam negativamente a qualidade da imagem, então é preciso pensar até que ponto isso vale a pena.

Como você pode ver, manter a sua câmera limpa não toma muito tempo ou dinheiro – apenas um pouco de cuidado da sua parte. 

Para mais informações sobre câmeras digitais e assuntos relacionados, confira os links da próxima página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário