Introdução a Como limpar uma câmera digital

As câmeras digitais estão longe de ser imune aos desafios ambientais que afetam tantos produtos eletrônicos. Na verdade, as câmeras digitais modernas são bastante sensíveis à poeira, impressão digital, líquidos de todas as variedades e um monte de outras coisas.

Uma pequena sujeirinha pode fazer um estrago enorme e te deixar bastante irritado. Por exemplo, uma pequena quantidade de pó nas lentes da câmera pode criar pontos nas suas imagens.

câmera digital
© istockphoto.com /Narawon


Em muitos casos, você nem percebe essas manchas porque elas se misturam com partes da imagem – como nas sombras das árvores atrás da sua família, por exemplo. No entanto, de vez em quando, esses pontos acabam caindo no lugar errado, como no rosto de alguém, estragando toda a foto.

Além de estragar a foto que você tirou tão bem, a sujeira pode estragar a sua câmera causando problemas físicos que eventualmente podem levar a um completo mau funcionamento. Por exemplo, usar a câmera no meio de uma tempestade de areia ou vendaval é pedir problema – a sujeira encontrada no ar certamente encontrará no seu caminho as minúsculas fendas da sua câmera. E isso é duplamente verdadeiro se você usa uma câmera SLR na qual a mudança de lentes pode expor ainda mais a sua câmera à sujeira do ar.

Por isso, talvez a primeira lição sobre limpeza de sua câmera digital seja esta – faça o melhor para manter a sua câmera limpa desde o começo. Use estojo protetor com zíper para que a maior parte da sujeira não tenha contato com a sua câmera durante o transporte da mesma. E se você já sabe que irá para áreas com muita poeira, sele a sua câmera enrolando-a em uma sacola de plástico antes de sair de casa.

No entanto, não importa quão cuidadoso você venha a ser, é muito provável que a sua câmera precise eventualmente de um mínimo de limpeza. Continue a ler para ver como você pode manter a sua câmera limpa para conseguir tiras as fotografias mais claras e nítidas possíveis.