Limpando sua câmera digital e acessórios

A lente de sua câmera digital é bastante delicada e merece um tratamento especial - portanto, vamos tratar especificamente sobre ela na próxima página. Enquanto isso falaremos sobre a limpeza da máquina em si e seus acessórios.

Vamos começar pela parte externa da câmera. Entenda que a sua câmera passa a maior parte do tempo dentro de um estojo almofadado. E aqui não importa se o estojo cabe no bolso ou é uma pequena maleta - o que importa é que ele também fica sujo.

câmera digital
© istockphoto.com /Inhabitant


Se você usa uma pequena maleta, remova todos os acessórios da câmera e chacoalhe a maleta de ponta cabeça para que toda a sujeira que estava em seu interior caia. Faça isso dentro da pia e você se surpreenderá com a quantidade de sujeira que irá cair dentro da água. Maletas maiores exigem uma esponja ou um pano úmido para que o interior fique bem limpo.

Agora é hora de limpar o corpo da câmera. Provavelmente há muitas marcas de dedos e talvez alguma outra sujeira oleosa na câmera. Use uma pequena escova de limpeza para limpar o excesso de sujeira no exterior da câmera. Você encontra essas escovas em lojas especializadas em câmeras fotográficas. As escovas normalmente vêm equipadas com lâmpadas de borracha que lhe permitem baforar ar para remover a poeira (evite usar ar comprimido para este fim porque ele é potente demais; o uso de propelentes líquidos também pode estragar a máquina).

Use um pano macio para remover a sujeira que restou. Um tecido de microfibra especialmente feito para lentes de câmera funciona bem - mas, atenção, não use panos de microfibras feitos para óculos. Aplique uma pequena quantidade de água para umedecer o pano, se necessário, mas só para remover a sujeira mais grossa.

Não invista em produtos químicos de limpeza para a sua câmera a não ser que o fabricante da mesma o instrua para tal. Além de caros, esses produtos podem estragar a câmera se não forem usados corretamente.

Se você tem uma câmera digital SLR provavelmente já sabe que está expondo o sensor de imagem à poeira e outros detritos cada vez que muda as lentes. Muitas SLRs modernas têm sofisticados sensores de limpeza que mantêm a máquina limpa sem qualquer ação de sua parte. No entanto, de vez em quando, uma ou outra sujeira ainda aparecerá e você precisará removê-la.

As SLRs são diferentes, portanto, procure na internet instruções sobre como limpar o seu modelo em específico. Mas o processo básico normalmente é o mesmo. Você terá que optar pelo modo de limpeza na câmera e então usar uma escova de limpeza de sensor (também disponível para compra na internet) para cuidadosamente remover a sujeira do sensor.

Limpar o sensor é um processo delicado e se você não tiver cuidado pode acabar estragando a câmera. Mas com um pouco de pesquisa você mesmo pode limpar o sensor da sua máquina sem ter que pagar alguém para fazê-lo.